O PESCADOR

Quando era criança escutei uma estória sobre um homem que passava fome e pedia auxílio a outras pessoas. Era uma propaganda de TV, não me lembro bem de quê, mas um bom samaritano auxiliava o homem, não dando o peixe, mas ensinando-o a pescar. Agindo assim, ele evitava que o homem fosse um eterno dependente da boa vontade de outras pessoas. A atitude foi louvável, já que junto ao ensino ele ganhava uma certa independência e podia assim, sobreviver sozinho. Aquilo me marcou muito, pois junto a moral da estória adquiri um sentimento de boa ação, um dever de auxílio, onde poderia apenas ensinar e desvincular-me procurando uma outra pessoa para ensinar. 

No entanto a vida nos mostra muitas coisas e, em uma destas mostras, encontrei a Casa do Caminho. A estória por aqui é bem diferente. O ensinamento da “pesca” não funciona muito bem com pessoas que são totalmente dependentes de um auxílio direto. Crianças excepcionais não pescam da mesma forma que pessoas normais. O peixe precisa vir de encontro ao apetite que possuem. E que apetite! Estas crianças precisam muito mais que uma simples vara de pescar. Precisam de muitos pescadores que as adotem e se preocupem diariamente com o bem estar de todas elas, criando uma verdadeira rede de pescas. Neste caso o peixe não poderá faltar nunca. E é assim que vivem os pescadores da Casa do Caminho, todos os dias jogam suas redes em busca de auxílio às crianças. Um dia pescam uma sardinha, no outro um tubarão, porém tanto as sardinhas como os tubarões são fundamentais para que a casa mantenha suas portas abertas e as crianças consigam ter um lar. 

O que muitos não percebem é que dentro de cada um existe um grande pescador e, ao contrário do que pensam, quando ajudam nesta pescaria, não estão ajudando crianças, mendigos, doentes, etc., estão ajudando a si próprios. Dificilmente alguém que nos visita com boas intenções sai da Casa do Caminho sem sentir uma grande sensação de alegria. Isto nos mostra quem é o principal beneficiado nesta história. 

Dá pra entender melhor o significado das palavras que Jesus falou à Pedro: 
“- A partir de agora deixará de ser um pescador de peixes e será um pescador de homens!” 

Traga sua vara, sua rede ou apenas sua vontade e venha nos ajudar nesta pescaria.

Araken Perez


 

 
 
Eventos

Curso de Artesanato todas as quintas na parte da tarde...

 
 
Participe de nossas atividades

Nossos profissionais discutem a qualidade do trabalho desenvolvido na Casa...

 
 
Mensagens

Leia algumas mensagens que separamos para você e envie-nos a sua para publicar no site...

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Página Inicial   |   Mensagens   |   Links Interessantes   |   Conheça Nosso Folder
Fraternidade Assistencial Casa do Caminho

R. Leais Paulistanos, 36/44 - Ipiranga CEP 04202-010 São Paulo/SP - Fone: (11) 2591-0113 | Siga-nos no facebook
Clique aqui para acessar o site da Rmc Brothers